sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PROJETO AFRO

PROJETO



1-      Dados de Identificação



a-      Título do Projeto: “Aprendendo com a Cultura Afro-Brasileira            ”

b-      Escola: EMEF Costa e Silva

c-      Município/Estado: Panambi, Rio Grande do Sul.

d-      Professores responsáveis: Ângela Boldt do Nascimento e Paulo do Nascimento

e-      Público Alvo: Educação Infantil

f-       Tempo previsto: dois trimestres.

g-      Ano letivo: 2011.



2-      Conteúdos



Conceituais:



-História da escravidão no Brasil;

-História da Capoeira no Brasil;

-Lendas africanas;

-Instrumentos musicais utilizados no jogo da capoeira;



Procedimentais



-Ilustração de estórias de contos africanos;

-Identificar a sequencia lógica de idéias dos contos e lendas infantis;

-Entoar cantigas com temática afro-brasileira;

-Realizar movimentos do jogo da capoeira adaptados as brincadeiras infantis;

-Experimentar/explorar/executar toques básicos utilizados no acompanhamento rítmico do jogo da capoeira e das brincadeiras infantis;

-Confecção de máscaras.





Atitudinal



-Ser capaz de brincar em grupo respeitando as regras estabelecidas com os demais colegas.

-Valorizar e respeitar aspectos culturais da cultura afro-brasileira.

-Valorizar e preservar as brincadeiras e jogos da cultura popular.





3-      Objetivos:



Conceitual

-Compreender sobre a história da escravidão no Brasil assim como as manifestações culturais surgidas deste processo histórico.

-Compreender as diversas formas de representação de mundo e da vida cotidiana contidas nos contos e lendas de origem africana, que expressam uma forma particular de entendimento e simbolização da relação do humano com a natureza.

Procedimental

-Que os alunos sejam capazes de compreender e expressar seqüência lógica de idéias contidas em contos, estórias, lendas e músicas desenvolvendo assim pré-requisitos necessários para o processo de alfabetização.

-Que os alunos consigam distinguir diferentes tipos de ritmos musicais dos instrumentos: pandeiro, atabaque, berimbau, caxixi, agogô e reco-reco, bem como manuseá-los e explorá-los de maneira lúdica e espontânea.

-Que os alunos consigam realizar um toque rítmico com o pandeiro dentro da cadência das musicas de acompanhamento do jogo da capoeira (nome do toque: São Bento Grande de Angola), através de aulas com seqüências didáticas especificas de ensino musical para crianças.

-Que os alunos consigam distinguir no mínimo três toques musicais utilizados no jogo da capoeira (São Bento Pequeno de Angola, São Bento Grande de Angola, Iúna).

-Que os alunos aprendam várias músicas de acompanhamento do jogo da capoeira e cantem de forma ritmada marcando o ritmo com palmas.

-Que os alunos consigam realizar movimentos diversificados ligados ao jogo da capoeira estimulando assim aspectos gerais da motricidade.



Atitudinal

-Construir com os alunos o respeito a aspectos culturais da cultura afro-brasileira, através do contato e compreensão de elementos específicos deste universo cultural.

      4- Recursos a serem utilizados:

            - Sala de aula, sala de informática, audiovisual, obras de arte, quadra esportiva, cordas, bolas, colchonetes, som, CDs, sucatas, instrumentos musicais, Professores convidados.

      5- Metodologia de Ensino / Estratégias de ensino

            - Aspectos históricos do conteúdo serão ministrados durante as semanas de aula através de contação de estórias e análise da história da escravidão no Brasil.

            -Exploração de uma música por dia de aula.

            -Ministrar aula (uma vez por semana) relativa ao jogo de capoeira adaptado a idade (de maneira lúdica) e relacionada a pré-requisitos necessários ao processo de alfabetização no que diz respeito à “motricidade”.

            -Explorar obras de arte com temática afro-brasileira.

             -Assistir vídeos de expressões culturais afro-brasileira (puxada de rede, samba de roda, maculele) utilizando o laboratório de informática.

            -Integração com alunos do Projeto de Capoeira do bairro que é desenvolvido pela Associação de Capoeira Oxósse com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Panambi.

            -Palestra com o Professor Paulo Rogerio Barbosa do Nascimento,  Mestre de Capoeira formado em Educação Física que possui experiência  em relação ao ensino do jogo da capoeira e seus aspectos culturais para o público infantil.

            -Socializar no Blog da escola o andamento do trabalho e atividades desenvolvidas no  projeto.

            -Exposição de instrumentos musicais ligados a expressão cultural jogo de capoeira.

            -Exposição de fotos que relatam a história da capoeira no município de Panambi, cuja origem está relacionada ao desenvolvimento de um projeto na EMEF Rui Barbosa no ano de 1995.

            -Relatos de pais de alunos e profissionais da educação que participaram das aulas de capoeira ofertadas nas escolas e academias do município de Panambi/RS.

           







            6- Produto final

-Exposição de Instrumentos musicais e fotos.

-Apresentação de algumas músicas aprendidas.

        7- Avaliação do projeto

-Será realizada através da observação sistemática da professora da turma e equipe diretiva da escola.

-Os registros serão realizados em diário de campo e também através de filmagens e fotos.

8- Bibliografia

FREEMAN, Mylo. Princesa Arabela, mimada que só ela! São Paulo: Ed. Ática, 2008.

ROCHA, Ruth. O amigo do Rei. São Paulo: Salamandra, 2009.

GOMES, L; HOLANDA, Arlene, GOMES, Clayson. Mina África: contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades. São Paulo: Elementar, 2009.

ZIRALDO. O Menino Marrom. São Paulo: melhoramentos, 1990.

PETTY, Kate; Brincadeiras. São Paulo: comboio de corda, 2008.

MANGE, Marilyn Diggs. Arte Brasileira para crianças. 4º edição, São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CAMPOS, Flávio et al. O jogo da História. São Paulo: Moderna, 2002.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

BRINCADEIRAS INFANTIS E AS OBRAS DE ARTE DE Ivan Cruz.

No dia 14 de outubro de 2011 os alunos da Educação Infantil ocuparam a Sala de Informática Educativa, para conhecer e explorar algumas das obras de Ivan Cruz. A partir deste trabalho os alunos produziram suas próprias obras de arte.

APRESENTANDO O AUTOR DAS OBRAS DE ARTE

EXPLORANDO AS OBRAS DE ARTE E SELECIONANDO AS BRINCADEIRAS PREFERIDAS.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Brinquedos e Brincadeiras de Infância com imagens do artista plástico Ivan Cruz

  Amarelinha e boneca

Aviãozinho de papel

 Barquinho de papel

Bola de gude

Patinete

Brincando de roda

Pé de lata

Cavalinho e boneca

Cabo de guerra

Cabra cega

Cama de gato

Corrida de rolimã

Jogando bola

Jogando finca

Jogando nente

Patinete

Arapuca

Perna de pau e pé de lata

Pique esconde

Pulando carniça

Pulando corda

Puxando lata

Represa e barquinho de papel

Rolando aro

Rolando bambolê

Rolando ioiô

Rolando pião

Soltando balão
Soltando pipa

Soltando balão tricolor

Telefone de lata

Amarelinha


Aviãozinho de papel

Bafo

 Balanço
 

Boneca com carrinho

 Currupinha

Jogando triângulo

Jogando zepe
 

Marimba
 

 Passarás

Projeto: “Brincadeiras Antigas x Jogos Virtuais”

PROJETO



1-      Dados de Identificação



a-      Título do Projeto: “Brincadeiras Antigas x Jogos Virtuais”

b-      Escola: EMEF Presidente Costa e Silva

c-      Município/Estado: Panambi, Rio Grande do Sul.

d-      Professores responsáveis: Ângela Boldt do Nascimento 

e-      Público Alvo: Alunos da Educação Infantil do turno da manhã.

f-       Tempo previsto: um trimestre, ( segundo trimestre).

g-      Ano letivo: 2011.



2-      Conteúdos



Conceituais:



-Significado do brincar;

-Diferença entre brincadeira real e virtual;

-Características da brincadeira real e virtual.



Procedimentais



-Habilidades motoras básicas:

            a) locomotoras: saltar, correr, rastejar, trepar, girar.

            b) manipulativas: rasgar, modelar, encaixar, conduzir objetos.

            c) estabilizadoras: equilíbrio dinâmico e recuperado.



-Capacidades físicas:

            a) velocidade, força, resistência, flexibilidade.



-Capacidades coordenativas:

            a) lateralidade, percepção espaço temporal, acuidade visual, acuidade auditiva, discriminação cinestésica, ritmo.



-Realizar e participar de brincadeiras antigas.



-Realizar e participar de jogos virtuais.



-Realizar procedimentos básicos de pesquisa: indagar, questionar, levantar dados, analisar.





Atitudinal



-Ser capaz de brincar em grupo respeitando as regras estabelecidas os demais colegas.

-Valorizar e preservar as brincadeiras e jogos da cultura popular.



3-      Objetivos:



Conceitual

-Realizar um resgate das brincadeiras infantis do universo popular contrastando suas características com as dos jogos virtuais.

Procedimental

-Estimular a busca do conhecimento através de princípios básicos da pesquisa: indagação, reflexão, observação, coleta de dados, análise.

-Possibilitar a exploração por parte do aluno de suas potencialidades físico/motoras.

-Possibilitar que os alunos ampliem o repertório de brincadeiras do universo da cultura popular e dos jogos virtuais, estimulando em particular a utilização de brinquedos e brincadeiras que estimulem a criatividade, a motricidade e a interação com  o outro, no seu cotidiano de vida.

Atitudinal

-Estimular a aquisição da noção de respeito às regras estabelecidas nas brincadeiras e em relação aos colegas, assim como a construção coletiva das mesmas.



      4- Recursos a serem utilizados:

            - Sala de aula, sala de informática, audiovisual, obras de arte, quadra esportiva, cordas, bolas, colchonetes, som, CDs, sucatas, jogos de encaixe e de tabuleiro.



      5- Metodologia

            1º Etapa (1º mês)

          - Exploração com os alunos sobre o que é “brincar” e “tipos de brincadeiras”.

          -Exploração de obras de arte com a temática “brincadeiras”.

         - Pesquisa sobre as brincadeiras de infância dos familiares.

         - Conversa e interação prática com uma pessoa da comunidade sobre o tema:  brincadeiras antigas.   



           2º Etapa (2º e 3º mês)

         - Exploração/experimentação de brincadeiras (jogos)  virtuais   e brincadeiras (jogos) populares com demandas aumentadas no âmbito da motricidade e da interação com o outro.

         - Criação e organização de atividade coreográfica com a temática: “brincadeiras”.

         - Confecção de brinquedos com materiais alternativos.

        - Exploração dos brinquedos construídos com materiais alternativos.



         3º Etapa (final do 3º mês)



         - Apresentação da coreografia desenvolvida com a turma.

         - Exposição na escola dos brinquedos construídos com materiais alternativos.



            6- Produto final

-Apresentação para a escola de uma coreografia construída com a temática estudada.

-Exposição de fotos com registro de alguns momentos de estudo da temática proposta.

-Exposição dos brinquedos confeccionados pela turma.



        7- Avaliação do projeto

-Será realizada através da observação sistemática dos professores envolvidos no projeto.

-Os registros serão realizados em diário de campo e também através de filmagens e fotos.



8- Bibliografia                                                         

BARBOSA, Maria Carmen Silveira e HORN, Maria da Graça. Por uma Pedagogia de Projetos na Educação Infantil. Em: Revista Pátio, Ano 2, nº 7, POA, Artmed, Nov/98 – Jan/99. 

 BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC, 1997.

_______________. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 1, 2 e 3, Brasília: MEC/SEF, 1999.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo, Ed Scipione, 1997.

AULA DE RITMO E BRINCADEIRAS COM INSTRUMENTOS USADOS NA PRÁTICA DA CAPOEIRA.

Aulas com a educação infantil, realizadas no centro comuntário próximo a escola. As atividades exploram o ritmo e a coordenação motora ampla através de brincadeiras e músicas, bem como elementos da cultura Afro-Brasileira.