segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Projeto: “Brincadeiras Antigas x Jogos Virtuais”

PROJETO

1-      Dados de Identificação

a-      Título do Projeto: “Brincadeiras Antigas x Jogos Virtuais”
b-      Escola: EMEF Presidente Costa e Silva
c-      Município/Estado: Panambi, Rio Grande do Sul.
d-      Professores responsáveis: Ângela Boldt do Nascimento e Fernando Krüger.
e-      Público Alvo: Alunos da Educação Infantil do turno da manhã.
f-       Tempo previsto: um trimestre, ( segundo trimestre).
g-      Ano letivo: 2011.

2-      Conteúdos

Conceituais:

-Significado do brincar;
-Diferença entre brincadeira real e virtual;
-Características da brincadeira real e virtual.

Procedimentais

-Habilidades motoras básicas:
            a) locomotoras: saltar, correr, rastejar, trepar, girar.
            b) manipulativas: rasgar, modelar, encaixar, conduzir objetos.
            c) estabilizadoras: equilíbrio dinâmico e recuperado.

-Capacidades físicas:
            a) velocidade, força, resistência, flexibilidade.

-Capacidades coordenativas:
            a) lateralidade, percepção espaço temporal, acuidade visual, acuidade auditiva, discriminação cinestésica, ritmo.

-Realizar e participar de brincadeiras antigas.

-Realizar e participar de jogos virtuais.

-Realizar procedimentos básicos de pesquisa: indagar, questionar, levantar dados, analisar.


Atitudinal

-Ser capaz de brincar em grupo respeitando as regras estabelecidas os demais colegas.
-Valorizar e preservar as brincadeiras e jogos da cultura popular.

3-      Objetivos:

Conceitual
-Realizar um resgate das brincadeiras infantis do universo popular contrastando suas características com as dos jogos virtuais.
Procedimental
-Estimular a busca do conhecimento através de princípios básicos da pesquisa: indagação, reflexão, observação, coleta de dados, análise.
-Possibilitar a exploração por parte do aluno de suas potencialidades físico/motoras.
-Possibilitar que os alunos ampliem o repertório de brincadeiras do universo da cultura popular e dos jogos virtuais, estimulando em particular a utilização de brinquedos e brincadeiras que estimulem a criatividade, a motricidade e a interação com  o outro, no seu cotidiano de vida.
Atitudinal
-Estimular a aquisição da noção de respeito às regras estabelecidas nas brincadeiras e em relação aos colegas, assim como a construção coletiva das mesmas.

      4- Recursos a serem utilizados:
            - Sala de aula, sala de informática, audiovisual, obras de arte, quadra esportiva, cordas, bolas, colchonetes, som, CDs, sucatas, jogos de encaixe e de tabuleiro.

      5- Metodologia
            1º Etapa (1º mês)
          - Exploração com os alunos sobre o que é “brincar” e “tipos de brincadeiras”.
          -Exploração de obras de arte com a temática “brincadeiras”.
         - Pesquisa sobre as brincadeiras de infância dos familiares.
         - Conversa e interação prática com uma pessoa da comunidade sobre o tema:  brincadeiras antigas.   

           2º Etapa (2º e 3º mês)
         - Exploração/experimentação de brincadeiras (jogos)  virtuais   e brincadeiras (jogos) populares com demandas aumentadas no âmbito da motricidade e da interação com o outro.
         - Criação e organização de atividade coreográfica com a temática: “brincadeiras”.
         - Confecção de brinquedos com materiais alternativos.
        - Exploração dos brinquedos construídos com materiais alternativos.

         3º Etapa (final do 3º mês)

         - Apresentação da coreografia desenvolvida com a turma.
         - Exposição na escola dos brinquedos construídos com materiais alternativos.

            6- Produto final
-Apresentação para a escola de uma coreografia construída com a temática estudada.
-Exposição de fotos com registro de alguns momentos de estudo da temática proposta.
-Exposição dos brinquedos confeccionados pela turma.

        7- Avaliação do projeto
-Será realizada através da observação sistemática dos professores envolvidos no projeto.
-Os registros serão realizados em diário de campo e também através de filmagens e fotos.

8- Bibliografia                                                         
BARBOSA, Maria Carmen Silveira e HORN, Maria da Graça. Por uma Pedagogia de Projetos na Educação Infantil. Em: Revista Pátio, Ano 2, nº 7, POA, Artmed, Nov/98 – Jan/99. 
 BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC, 1997.

_______________. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 1, 2 e 3, Brasília: MEC/SEF, 1999.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo, Ed Scipione, 1997.

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